O laboratório interessado em obter reconhecimento pela Rede Metrológica RS nas áreas de calibração e/ou ensaios, além de já estar associado à Rede Metrológica RS (conforme RM 49), deve preencher um dos pré-requisitos: a) Atender aos requisitos de reconhecimento/manutenção do reconhecimento descritos no documento RM02. b) Possuir acreditação (reconhecimento formal) por outro organismo aceito pela Rede Metrológica RS (critérios para o reconhecimento estão descritos no documento RM 44).
A visita preliminar de avaliação tem como objetivo estabelecer o primeiro contato da Rede Metrológica RS com o laboratório associado interessado no reconhecimento e é realizada por um representante da secretaria executiva ou por um avaliador designado. Não possui caráter formal de auditoria. O laboratório associado poderá solicitar visitas preliminares para adaptar-se aos critérios exigidos pela Rede Metrológica RS. As mesmas são realizadas SEM levantamento de evidências objetivas. Para tanto, basta contatar a Secretaria Executiva, que, de comum acordo com o laboratório, agendará datas para a realização da mesma.
O Laboratório pode solicitar uma avaliação preliminar de seu sistema da qualidade para a Rede Metrológica RS. Esta avaliação é realizada com o levantamento de evidências objetivas de atendimento a NBR ISO/IEC 17025 ou NBR ISO 15189. Neste momento é elaborado um relatório com as Não-Conformidades detectadas, oportunidades de melhoria e observações. Esta etapa não é válida como avaliação de Reconhecimento de Competências. Muitos laboratórios acreditados solicitam este serviço para utilizarem como uma auditoria interna de seu sistema de gestão.
O processo de reconhecimento e manutenção do reconhecimento de laboratórios subdivide-se em duas etapas: avaliação de adequação e avaliação de conformidade. A avaliação de adequação é basicamente documental. Neste momento são avaliados alguns documentos e registros do laboratório para verificar se o mesmo está apto a receber a avaliação incial (de conformidade). A avaliação inicial é realizada na sede do laboratório, quando serão acompanhados os ensaios e/ou calibrações do laboratórios postulante ao reconhecimento. Caso sejam atendidos os critérios estipulados pela Rede, o laboratórios é reconhecido.