EVENTO - LABORATÓRIOS SUSTENTÁVEIS: COMO A GESTÃO DE EMISSÕES DOS GASES DO EFEITO ESTUFA PODE AJUDAR? QUAL A PEGADA DE CARBONO DO SEU LABORATÓRIO?

Data: 09/09/2025 a 09/09/2025

Horário: das 09h às 12h

Carga Horária: 3

Local: Plataforma Zoom

Objetivo:


Apresentar aos participantes a importância da elaboração do inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), seus conceitos fundamentais e exemplos aplicáveis à rotina laboratorial. O tema agrega a emenda da ABNT NBR ISO 9001 sobre as mudanças climáticas, sua implicação com as demais normas de SGQ e como os laboratórios podem se preparar para atender futuro requisito.

Público-Alvo:


Laboratórios de calibração e ensaios que atendem a ABNT NBR ISO/IEC 17025 e demais interessados envolvidos com processos de certificação, reconhecimento, acreditação ou que trabalhem em sistemas de gestão da qualidade ou no mercado de carbono.

Pré-Requisitos:


-

Referências:


-

Conteúdo Programático:


09h – Mudanças climáticas e mercado de carbono, sistemas de gestão e inventário de emissões. Filipe de Medeiros Albano – IPR /PUCRS 09h30 – Case - Relatórios de emissões para laboratórios + selo de carbono IPR /PUCRS 10h20 – Intervalo 10h30 – Cuidados com relação ao tratamento de resíduos de laboratório Tania de Azevedo Rodrigues - Work Consultoria 11h – Case - Tratamento de resíduos no laboratório Bruna Alexandre - Laboratório Eurofins 11h30 – Espaço para perguntas aos palestrantes 12h – Encerramento

INSCREVER-SE
R$ 78,00
Associados
R$ 78,00
Não associados