Curso ON-LINE de Técnicas de Coleta e Preservação de Amostras Ambientais

  • Data: 30/03/2021
  • Horário: das 08h30min as 17h30min
  • Carga Horária: 8 Horas.
  • Local: CURSO POR VIDEOCONFERÊNCIA - PLATAFORMA ZOOM




Objetivo

Este treinamento tem como objetivo a discutir os procedimentos de planejamento, preparação e execução de amostragens ambientais, buscando uma maior homogeneidade entre os laboratórios ambientais.

Público-Alvo:

Profissionais de laboratório (analistas, técnicos, supervidores, pesquisadores) que atuam em laboratórios ambientais, indústrias, universidades e profissionais de consultorias ambientais.

Pré-Requisitos:

Conhecimentos básicos e experiência em amostragem

Referências:

Referências Utilizadas: ABNT/NBR 9898 - Preservação e Técnicas de Amostragem de Efluentes Líquidos e Corpos Receptores. Junho, 1987. ANA - Guia Nacional de Coletas e Preservação de amostras 2011. EPA - U.S. Environmental Protection Agency. NBR ISO/IEC17025:2017 ? Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. NIT DICLA-057 rev 04 - Critérios para Acreditação da Amostragem para Ensaios de Águas e Matrizes Ambientais - Cgcre - INMETRO RM 79 - rev04 - Diretrizes para Avaliação da Calibração de Equipamentos e Uso de Padrões em Laboratório da RMRS. RM 81 rev02 - Orientações sobre o Reconhecimento da Amostragem RMRS. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater 23ª edição. ABNT NBR 15847 - Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento - Método de purga.

Conteúdo Programático:

Estabelecimento dos objetivos; Definição do programa de amostragem; Levantamento de informações; Necessidade de infra-estrutura; Capacidade e confiabilidade do laboratório; Recursos humanos; Recursos financeiros; Planejamento para execução da coleta; Planejamento das atividades de campo; Seleção das técnicas de amostragem; Execução da amostragem; Técnicas de preservação; Equipamentos de amostragem.





Investimento

308,00

Associados
Inscrever-se

412,00

Não associados
Inscrever-se