OFICINA ANALÍTICA AMBIENTAL 2018 | Minicurso de Noções Básicas de Taxonomia de Cianobactérias com ênfase nos gêneros com espécies potencialmente tóxicas, problemas de saúde pública e operacionais

“A Rede Metrológica RS se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar a programação que não tenha atingido o número mínimo de participantes”

Data: 14/12/2018
Local: MACRO OFFICE CENTRO DE NEGÓCIOS E EVENTOS LTDA - RUA PIAUÍ,183, PORTO ALEGRE,RS
Horário: das 08h30min as 17h30min
Investimento
Não associados: R$ 500,00 Associados: R$ 420,00
Carga Horária: 8
Objetivo: Ao final de oito horas o treinando deverá estar apto a reconhecer gêneros de cianobactérias que possuem espécies com linhagens potencialmente tóxicas e os problemas de saúde pública e operacionais em estações de tratamento de água e esgoto por elas causados.
Público-Alvo: Biólogos e profissionais de outras áreas do conhecimento com experiência em análises hidrobiológicas.
Pré-Requisitos: Nível superior completo. Obs: A exigência de ser profissional Biólogo ou outro profissional de nível superior com experiência na área deve-se ao fato de haver necessidade de conhecimento prévio de citologia, morfologia celular, fisiologia, ecologia e taxonomia de algas e cianobactérias.
Referência Utilizada: Komárek e Anagnostidis (1999, 2005 e 2013); Sant?Anna et al. (2006);Van Den Hoek et al. (1995). APHA, AWWA, WEF. Standard methods for the examination of water and wastewater on line. Washington, DC, c2006. Disponivel em: http://www.standardmethods.org.br BRANDÃO, C. J. et al. (Org.) Guia nacional de coleta e preservação de amostras: água, sedimento, comunidades aquáticas e efluentes líquidos. São Paulo: CETESB; Brasília: ANA, 2011. CETESB. L.5.303: Determinação de fitoplâncton de água doce: métodos qualitativo e quantitativo método de ensaio. São Paulo, 2005. 23 p.
Conteúdo Programático: Caracterização das Cianobactérias: morfologia, citologia e fisiologia; Sistema de classificação de cianobactérias; Aspectos ecológicos das cianobactérias; Formação de florações; Espécies tóxicas e cianotoxinas; Cianobactérias e qualidade da água; Legislação brasileira; Técnicas de contagem de células de cianobactérias; Técnicas de coleta e preservação de cianobactérias.
INFORMAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO MINICURSO - 14/12/2018

As inscrições estarão abertas no site da Rede Metrológica RS - www.redemetrologica.com.br no link cursos e eventos para todos os participantes dos PEPS em 2018 e também para a comunidade externa, Biólogos e profissionais de outras áreas do conhecimento com experiência em análises hidrobiológicas. O valor de inscrição será dividido em dois valores: O valor de associado e não associado à Rede Metrológica RS. Serão considerados os descontos aplicados pela Rede de 10% a partir de duas inscrições de pessoas da mesma empresa.

INSTRUTOR CONVIDADO: Fernando Antônio Jardim - COPASA/Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

IMPORTANTE: O pagamento deverá ser efetuado somente após a confirmação do curso/evento através de e-mail pela Rede Metrológica RS.


FORMA DE PAGAMENTO |DEPÓSITO BANCÁRIO:

Dados bancários para inscrição: Banco do Brasil | agência: 0010-8 | conta: 5023-7 (cód. Identificador: nº CNPJ da empresa depositante e/ou CPF para pessoa física) | Razão Social: Associação Rede de Metrologia e Ensaios do Rio Grande do Sul | CNPJ: 97.130.207/0001-12 | Isentos de I.E. | Endereço: Av. Assis Brasil, 8787, Bairro Sarandi, CEP: 91.140-001 Porto Alegre - RS.

AGÊNCIA OFICIAL DO EVENTO:

A Rede Metrológica RS escolheu a TRIP MASTERS VIAGENS E TURISMO como agência Oficial.

O contato para hospedagens compra de passagens aéreas e passeio turístico deverá ser feito diretamente com a agência oficial do evento.

Email: contato@tripmasters.com.br - Filipe Mostardeiro
Telefones: (51) 4066-4499 | (51) 4066-4498