Curso de Sistema de Gestão da Qualidade BPL - Boas Práticas de Laboratórios

“A Rede Metrológica RS se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar a programação que não tenha atingido o número mínimo de participantes”

Data: 10/07/2017 a 11/07/2017
Local: MACRO OFFICE CENTRO DE NEGÓCIOS E EVENTOS LTDA - RUA PIAUÍ,183, PORTO ALEGRE,RS
Horário: das 08h30min as 17h30min
Investimento
Não associados: R$ 876,00 Associados: R$ 739,00
Carga Horária: 16
Objetivo: Identificar e compreender os princípios das Boas Práticas de Laboratório - BPL (baseados nas normas ?OECD Series GLP No. 1 at 15? e ?INMETRO-NIT-DICLA 034 a 041?). Capacitar e motivar o pessoal para implementação dos princípios BPL. Apresentar e discutir modelos de documentos da qualidade necessários na implementação do Sistema da Qualidade segundo os princípios BPL. Apoiar os usuários na implementação dos seus programas de aplicação das normas em laboratórios.
Público-Alvo: Gerentes/Coordenadores da Garantia da Qualidade; Gerentes/Coordenadores Técnicos de Laboratórios; Gerentes/Coordenadores de Unidades Operacionais; Técnicos responsáveis por ensaios, estudos e estudos de campo; Profissionais responsáveis pela implementação dos princípios da qualidade em suas instituições; Auditores internos da qualidade; Pesquisadores, docentes e profissionais liberais de Institutos de Ensino e Pesquisa, de Universidades e de Empresas Privadas interessadas na implementação dos princípios BPL.
Pré-Requisitos: Conhecimentos na área de laboratório.
Referência Utilizada: - ASTM E542-00 (Padrão para calibração de equipamentos volumétricos laboratoriais); - NBR 13073:2003 (Limpeza de vidraria para uso em ensaios de produtos agrotóxicos e afins); - ASTM D1193-06:2011 (Especificação padrão para Água Reagente); - ISO 17025:2005 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração); - ISO 3696:1987 (Água para uso laboratorial); - NIT-DICLA-028:2003 (Critérios para o credenciamento de laboratórios de ensaios segundo os princípios BPL); - NIT-DICLA-035:2011 (Princípios das BPL); - DOQ-CGCRE-016:2010 (Orientação para a seleção e uso de materiais de referência); - NIT-DICLA-036:2011 (Papel e responsabilidade do diretor de estudo em Estudos BPL); - NIT-DICLA-037:2011 (Aplicação dos princípios de BPL a estudos de curta duração); - NIT-DICLA-038:2011 (Aplicação dos princípios BPL aos sistemas informatizados); - NIT-DICLA-040:2011 (Fornecedores e BPL); - NIT-DICLA-055:2013 (Elaboração do escopo BPL e da realização detalhada dos estudos conduzidos pela instalação de teste); - NIT-DICLA-053:2011 (Regulamento do reconhecimento da conformidade aos princípios das BPL); - NIT-DICLA-044:2011 (Guia para as auditorias de monitoramento de BPL); - Antônio R. C. Rebelo (Auditoria da Qualidade ? 1994); - Valter T. Motta, José Abol Corrêa, Leonardo R. Motta (Gestão da Qualidade no Laboratório Clínico ? 2001); - BPLC ? Boas Práticas de Laboratórios Clínicos (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial ? INMETRO ? 1997); - Sociedade Americana para o Controle da Qualidade (Garantia de Qualidade para Indústrias Químicas e de Processos ? 1992); - Willa Y. Garner, Maureen S. Barge, James P. (Boas Práticas de Laboratório ? 1996).
Conteúdo Programático: 1. Sistemas da Qualidade aplicados a Laboratórios - Sistemas da Qualidade e aplicações (compulsório e voluntário) - Conceitos e Organismos: acreditação, reconhecimento, credenciamento, certificação 2. Boas Práticas de Laboratório ? BPL - Definição e finalidade - Abrangência e aplicação da norma BPL oficial do País - Monitoramento das atividades das BPL no Brasil - Histórico e referências bibliográficas a) Organização e pessoal - Organograma BPL - Capacitação do pessoal envolvido nos Estudos BPL? - Perfil da organização e do pessoal - Recursos humanos b) Instalações e itens de laboratório - Unidade operacional - Unidade principal - Unidade de Teste - Equipamentos/Instrumentos - Sistemas Computadorizados - Reagentes - Materiais - Sistema teste - Substância teste - Substância de referência - Armazenamento de suprimentos - Fornecedores de suprimentos - Descarte de resíduos c) Condições adequadas para os Estudos - Instalações - Equipamentos - Perfil do pessoal d) Estudo - Definição de Ensaio - Definição de Estudo - Estudos de curta duração - Estudos de longa duração - Estudos de campo e) Documentos gerados pelos Estudos - Agenda Mestra - Procedimentos Operacionais Padrão (POP) - Plano de Estudo - Dados Brutos - Relatório Final f) Validação de métodos - Conceitos - Métodos utilizados g) Arquivos - Rastreabilidade - Arquivos de registros h) Auditoria BPL
Informações Importantes: O pagamento deverá ser efetuado somente após a confirmação do curso/evento através de e-mail pela Rede Metrológica RS.

Forma de pagamento: Depósito Bancário

Dados bancários para inscrição: Banco do Brasil ? agência: 0010-8 ? conta: 5023-7 (cód. Identificador: nº CNPJ da empresa depositante e/ou CPF para pessoa física) | Razão Social: Associação Rede de Metrologia e Ensaios do Rio Grande do Sul | CNPJ: 97.130.207/0001-12 - Isentos de I.E. | Endereço: Av. Assis Brasil, 8787, Bairro Sarandi, CEP: 91.140-001 Porto Alegre ? RS.

Pedimos a atenção no preenchimento dos dados na ficha de inscrição, os mesmos serão utilizados para emissão da Nota Fiscal (CNPJ, endereço, IE, Razão Social).
O cancelamento da inscrição deverá ser enviado, com, no mínimo, 72h de antecedência para o e-mail: eventos@redemetrologica.com.br .
OBS.: Em caso de cancelamento posterior a data limite, ou do não comparecimento do participante, a Rede Metrológica RS efetuará a cobrança da taxa de inscrição.

A RMRS emitirá o recebimento do cancelamento de inscrição, sempre que houver, dentro do prazo solicitado, com devolução integral dos valores que eventualmente tiverem sido pagos.

Cancelamentos e transferências que ocorram por parte da Rede Metrológica RS, que impossibilitem a participação do candidato, a devolução dos valores pagos será feita integralmente, ou poderão eventualmente constar como créditos para eventos futuros.

Os cursos serão confirmados, para todos os inscritos, através de e-mail (folder eletrônico de confirmação) até 72 horas antes da sua realização.

O certificado eletrônico do curso/evento somente será entregue ao participante, após a confirmação de pagamento da inscrição.

Para solicitação de 2ª via de certificado, o participante deverá enviar o FR (SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DE CERTIFICADOS DE CURSOS), arquivo disponível no site da Rede Metrológica RS no link | documentos http://www.redemetrologica.com.br/2010/interna.php?area=documentos.