Avaliação de Laboratórios

O que é o reconhecimento de competência técnica de um laboratório?

É o reconhecimento formal da competência técnica que um laboratório possui para realizar ensaios ou calibrações, tendo seu sistema de gestão da qualidade estruturado de acordo com os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025 ou NBR ISO 15189 (laboratórios clínicos).


Pré-requisitos para solicitar o reconhecimento:

O laboratório interessado em obter reconhecimento pela Rede Metrológica RS nas áreas de calibração e/ou ensaios, além de já estar associado à Rede Metrológica (conforme RM 49), deve preencher um dos pré-requisitos abaixo:

a) Atender aos requisitos de reconhecimento/manutenção do reconhecimento descritos no documento RM02.

b) Possuir acreditação (reconhecimento formal) por outro organismo aceito pela Rede Metrológica RS (critérios para o reconhecimento estão descritos no documento RM 44).

Lembre-se que o processo de avaliação de laboratórios é realizado com base na norma NBR ISO/IEC 17025 ou NBR ISO 15189.

 

Tipos de Avaliação:

1) Visita Preliminar

A visita preliminar de avaliação tem como objetivo estabelecer o primeiro contato da Rede Metrológica RS com o laboratório associado interessado no reconhecimento e é realizada por um representante da secretaria executiva ou por um avaliador designado. Não possui caráter formal de auditoria.

O laboratório associado poderá solicitar visitas preliminares para adaptar-se aos critérios exigidos pela Rede Metrológica RS. As mesmas são realizadas SEM levantamento de evidências objetivas. Para tanto, basta contatar a Secretaria Executiva, que, de comum acordo com o laboratório, agendará datas para a realização da mesma.

 

2) Avaliação Preliminar / Auditoria Interna

O Laboratório pode solicitar uma avaliação preliminar de seu sistema da qualidade para a Rede Metrológica RS. Esta avaliação é realizada com o levantamento de evidências objetivas de atendimento a NBR ISO/IEC 17025 ou NBR ISO 15189. Neste momento é elaborado um relatório com as Não-Conformidades detectadas, oportunidades de melhoria e observações. Esta etapa não é válida como avaliação de Reconhecimento de Competências.

Muitos laboratórios acreditados solicitam este serviço para utilizarem como uma auditoria interna de seu sistema de gestão.

 

3) Avaliação para o Reconhecimento de Competência Técnica

O processo de reconhecimento e manutenção do reconhecimento de laboratórios subdivide-se em duas etapas: avaliação de adequação e avaliação de conformidade.

A avaliação de adequação é basicamente documental. Neste momento são avaliados alguns documentos e registros do laboratório para verificar se o mesmo está apto a receber a avaliação incial (de conformidade). A avaliação inicial é realizada na sede do laboratório, quando serão acompanhados os ensaios e/ou calibrações do laboratórios postulante ao reconhecimento. Caso sejam atendidos os critérios estipulados pela Rede, o laboratórios é reconhecido.

Após a associação do laboratório na Rede Metrológica, é possível solicitar o reconhecimento através do preenchimento da ficha FR 28 - SOLICITAÇÃO/ATUALIZAÇÃO DE RECONHECIMENTO.

 

Para maiores informações acesse no LINK chamado documentos os procedimentos RM 02, RM 12, RM 33, RM 54, RM 62 e RM 77.